Topo do vulcão Chimborazo pode ser o lugar mais alto do planeta

“O Everest é a maior das montanhas e o ponto mais alto do mundo”

Você provavelmente já deve ter escutado ou até falado essa frase, não? Mas depois de ler esse texto, você vai perceber que a coisa não é bem como essa frase diz. Por isso, vou falar sobre dois vulcões que competem com o Everest pelo título de lugar ou montanha mais alta do planeta.

Todos nós já ouvimos que o topo do Monte Everest é o ponto mais alto do planeta. Mas o curioso é que isso não quer dizer que o cume da montanha mais famosa do Himalaia seja o ponto mais distante do núcleo da Terra.

Ilustração: Núcleo terrestre.
Ilustração: Núcleo terrestre.

Assista ao vídeo abaixo e imagine que o balão seja o nosso planeta. Felizmente não sentimos, mas a Terra gira a mais de 1600 km/h e com uma velocidade tão alta, o formato dela muda e fica mais achatado.

Mas você deve estar se perguntando: Qual a importância disso para saber qual é o lugar mais alto do mundo?

Acontece que esse movimento de rotação do nosso planeta faz com que toda a linha do Equador fique mais afastada do núcleo central da Terra do que qualquer outro ponto mais ao norte ou mais ao sul. Continuando o texto, você vai entender porque falei disso tudo.

Vulcão Chimborazo

 

Com esse inchaço que acontece em toda a linha do Equador, o ponto mais distante do centro da Terra acaba sendo o topo do Vulcão Chimborazo, no Equador – que fica a menos de 100 km da Amazônia.

Chimborazo. Localização
Chimborazo, no centro do Equador. Fonte: Google Earth
Chimborazo / Foto de Jo Simon. Licença CC BY
Chimborazo / FotoJo Simon. Licença CC BY

Por isso, mesmo que o Everest tenha 8848 metros de altura e o Chimborazo “apenas” 6310 metros, o fato de estar mais próximo da linha do Equador deixa o vulcão sul-americano quase 2 mil metros mais distante do núcleo terrestre que a montanha asiática.

Chimborazo e céu azul / Foto de Eduardo Navas. Licença CC BY
Chimborazo e céu azul / Foto de Eduardo Navas. Licença CC BY

Mauna Kea

 

Mas o que nem todos sabem é que o Everest, além de não ser o ponto mais distante do centro da Terra, também não ganha o troféu de montanha mais alta do planeta.

Com 5751 m embaixo d’água e 4205 m acima do nível do mar (9966 m no total), o Mauna Kea, no Havaí, é a montanha mais alta do mundo. O Everest só ganha quando o assunto é o tamanho total fora d’água.

Foto: Vadim Kurland. Licença CC BY
Telescópios e neve no topo do Mauna Kea, Havaí / Foto: Vadim Kurland. Licença: CC BY

Então, a montanha mais alta que você pode ver neste mundo varia de acordo com o critério que você usar:

– Considerando o tamanho total da montanha, a resposta é o Mauna Kea
– Considerando apenas o tamanho fora d’água, a resposta é o Everest
– Considerando a distância do cume para o centro da Terra, a resposta é o Chimborazo.

De todas, a montanha sul-americana é a menos popular mesmo sendo a mais acessível e fácil de ser vista.

Recomendo o vídeo abaixo (em espanhol) para quem quiser conhecer mais sobre o Chimborazo e o incrível trabalho do único e último homem coletor de gelo da montanha.

*****

Compartilhe: