Conheça o “SISU” para entender a mentalidade e a cultura finlandesa

Ter sisu é algo que pessoas do mundo inteiro podem aprender com os finlandeses. Trata-se de uma forma de pensar e encarar a vida, que começa a ser ensinada para as crianças de lá desde os primeiros anos de vida.

Um pequeno exemplo disso é que, embora seja muito importante ensinar sobre reciclagem, coleta seletiva e separação do lixo, nos refeitórios de muitas escolas da Finlândia a lata para o lixo orgânico já não existe mais.

O motivo?

Uma crescente campanha que não dá mais espaço para o desperdício de comida. Assim as crianças aprendem a não pegar mais comida do que precisam.

Suomi flag
Bandeira da Finlândia

As escolas da Finlândia funcionam num estilo diferente de grande parte das escolas do mundo. Lá, geralmente, os alunos não recebem notas antes dos 16 anos. E isso acontece porque a prioridade não está nas notas, mas em formar pessoas respeitosas, responsáveis e que compreendam o significado de uma palavra considerada orgulho nacional: Sisu.


SISU

Sisu está naquele grupo de palavras de difícil tradução para outros idiomas.

Além de ser uma mistura de perseverança e autonomia, sisu também é aquela certeza interior que faz a pessoa se ver extremamente capaz de realizar algo. Não é apenas ter momentos de coragem, mas incorporar e manter uma postura corajosa, confiante e proativa ao longo da vida. Sisu é o oposto da vitimização.

Mas aqui vão 4 exemplos de como o sisu está presente na história e no cotidiano dos finlandeses.

Guerra

Em 1939, a Finlândia venceu os soviéticos numa batalha em que tinha um terço do exército soviético e um número de tanques de guerra cem vezes menor que o do inimigo. Aliás, foi nesse conflito que os finlandeses inventaram o famoso coquetel molotov.

Monte Sisu

Monte Sisu é uma montanha de 4300 metros na Antártida e o primeiro alpinista a alcançar o topo dela foi o finlandês Veikka Gustafsson. Consegue imaginar a quantidade de sisu que ele teve para subir tudo isso no continente gelado?

Inclusão Social

Pertti Kurikan Nimipäivät é uma banda de heavy metal em que todos os integrantes da banda têm algum tipo de deficiência intelectual e nem por isso se sentem menos capazes. O grupo é famoso em toda a Finlândia e já representou o país em festivais internacionais de música.

Pertti Kurikan Nimipaivat / Foto: Antti T. Nissinen
Pertti Kurikan Nimipäivät / Foto de Antti T. Nissinen licenciada por CC BY

Natação

Todos os finlandeses adultos sabem nadar. Todos.

Isso é Sisu.

***

E para trazer à tona um pouquinho do Sisu que há em você, nada como experimentar o doce mais popular da Finlândia: o Salmiakki.

O poderoso Salmiakki / Foto: Pete (http://bit.ly/1QyzPI3)
O poderoso Salmiakki / Fazer Salmiakki, Pete licenciada por CC BY

O salmiakki não é azedo e nem apimentado, mas quase sempre arranca caretas de quem o experimenta. Claro que cada paladar percebe o gosto de uma forma única, mas para mim o sabor parece uma mistura de gelol, tabaco, tinta e sal, muito sal. De longe é a coisa mais estranha que já provei.

Veja a reação de japoneses experimentando essa delícia finlandesa, no vídeo abaixo:

Tem que ter sisu para encarar esse doce.

Mas embora seja um patrimônio finlandês, o sisu pode ser incorporado por qualquer pessoa, de qualquer lugar. E aí, você tem sisu?

*****

Compartilhe: