Diminua sua bagagem usando roupas de Merino

Fazer uma mala leve e pequena antes de uma grande viagem nem sempre é uma tarefa simples. A duração, o objetivo da viagem e as condições climáticas do destino sempre interferem na quantidade e no tipo de roupa que decidimos colocar dentro da mala.

Mas tanto viajar com uma mala lotada de roupas ou viajar leve, tem vantagens e desvantagens.

Ao colocar o guarda-roupa inteiro dentro da mala, temos opções de roupas para diferentes situações e temperaturas. Por outro lado, quanto mais coisas para carregar, mais lenta a locomoção e mais coisas para proteger e se preocupar.

Mala lotada
Foto: Catherine. Licença: CC BY

Viajar leve, facilita a locomoção e poupa os músculos. Mas você terá que dedicar parte do seu tempo de viagem para lavar as poucas roupas que levou ou pagar por este serviço. Talvez tenha até mesmo que comprar roupas novas durante a viagem.

Foto: Katle Brady. Licença: CC BY
Roupas e mais roupas em quarto de hostel. Foto: Katle Brady. Licença: CC BY

Mas você pode ter somente os benefícios das duas opções se as suas roupas forem de merino.

MERINO

Merino Foto: CC BY
Merino  Foto: Phillip Capper. Licença: CC BY

Merino é o nome de uma raça de carneiro de origem ibérica, mas em que as grandes criações hoje estão na Austrália e na Nova Zelândia.

Poucos sabem, mas a lã desse carneiro é a mais nobre que existe para a confecção de roupas.

As 6 vantagens das roupas de Merino

 

1) A roupa de merino te esquenta no inverno, mas não no verão.  Isso porque a fibra de merino reage com a mudança de temperatura do corpo. Na verdade, a fibra ajuda a estabilizar a temperatura corporal.

2) A roupa de merino é antibacteriana. Sem bactérias, sem mau cheiro. Isso quer dizer que qualquer cheiro ruim do corpo (suor, chulé e tudo que é conhecido como cecê) fica só no corpo e não passa para a roupa.

3) Difícil de manchar. A fibra de Merino tem uma camada superficial e natural que bloqueia a absorção de manchas. Além disso, a fibra tende a não acumular energia estática como outros tipos de tecido e isso faz com que a roupa de merino atraia menos poeira, pelos de animais e bolinhas de algodão.

4) Merino seca fácil e absorve suor. Na parte interna da roupa, que entra em contato com a pele, o merino absorve o suor do corpo, mas curiosamente a fibra de merino repele a umidade do ambiente externo. Isso faz com que a roupa lhe deixe seco até mesmo em situações de esforço físico em dias frios e úmidos.

5) A roupa não amassa. Isso porque a fibra desse tecido se parece com uma mola que volta ao seu tamanho normal depois de ser encolhida.

6) É um material sustentável. A lã de merino é biodegradável. Então, quando sua roupa não tiver mais condições de uso, ela não vai permanecer por décadas e décadas como lixo em algum canto do planeta.

 

Camiseta de Merino. Foto: Licença: CC BY
Camiseta de Merino, que visualmente se parece muito com uma roupa de algodão. Foto: Mandel Media. Licença: CC BY

Menos é mais 

Com todas essas características, as roupas feitas com lã de merino não precisam ser lavadas na mesma frequência que roupas de outros tipos. Ela é anti-bacteriana, lembra? E mesmo que o preço de cada peça custe mais que uma roupa de outro material, a pergunta é: Por que ter 5 peças de outro tecido se apenas 1 de merino pode ser usada na mesma intensidade, ocupando menos espaço, dando menos trabalho e ainda oferecendo vantagens que outros materiais não possuem?

Não é por acaso que montanhistas, amantes de trilhas, atletas e viajantes viram fãs das roupas de merino com facilidade.

*****

Foto do título: Bernard Spragg

Compartilhe: