12 clipes e músicas que vão aumentar sua vontade de viajar

Diferentes gêneros musicais, diferentes épocas e em 5 continentes. Não tem como ver esses vídeos e não ficar com vontade de conhecer ou retornar a esses lugares.

1- América Latina

Calle 13, Latinoamerica

Paisagens, idiomas, pessoas, artes e instrumentos da América Latina estão muito bem representados neste clipe dos porto-riquenhos do Calle 13. E como diz a letra: Um pedaço de terra que vale a pena.

2- Eua

Steppenwolf, Born to be wild

Clássico do rock e dos motociclistas. A música foi feita para o filme Sem Destino (Easy Rider) que mostra paisagens dos Eua e o contexto da época, com dois motociclistas que vão de Los Angeles a Nova Orleans – um sempre com detalhes da bandeira estadunidense e outro com o estilo de roupa dos índios da América do Norte.

3- Japão

World Order, Have a nice day

Ver homens de terno e gravata nas ruas de Tóquio, não é nada de outro mundo. Mas veja o clipe para mergulhar um pouco na maior metrópole do planeta e ver o que esses 7 japoneses de terno e gravata fazem de tão diferente. Um dos clipes mais legais dessa lista.

4- Índia

Allah-Rakha Rahman, Kwaja Mere Kwaja

Este clipe é parte de um filme indiano, Jodhaa Akbar e mostra só 0,000000001% da diversidade cultural indiana. O filme gira em torno de um casal de religiões e regiões diferentes da Índia. A música é cantada por muçulmanos de uma corrente mais mística do islamismo (sufismo) e dá pra notar fácil o tom espiritual do clipe. Uma viagem para outro universo, outra realidade.

5- Jamaica

Jimmy Cliff, I can see clearly now

A música é de Johnny Nash, mas casou muito bem com Jimmy Cliff … ainda mais sendo cantada no campo e com esse mar e céu azul da Jamaica como pano de fundo. O clipe está com legendas em português.

6- Brasil

Michael Jackson, They don’t care about us

O vídeo foi gravado no Rio (favela de Santa Marta) e em Salvador (Pelourinho). Hoje, cerca de 2 mil turistas visitam o morro de Santa Marta, todos os meses, para ver a estátua do Michael Jackson que foi colocada num dos pontos da gravação.

7- Turquia

Shantel, Disko Partizani

Os navios no estreito de Bósforo, as ruas de Istambul com seus vendedores e uma música com influência cigana, feita por um Dj alemão com raízes romenas. Uma mistura só … ou melhor, uma viagem só.

8- Marrocos

U2, Mysterious ways

A cidade (labirinto) de Fez, não foi só o cenário deste vídeo como também foi o lugar onde o U2 buscou inspiração para compor algumas músicas em diferentes fases da carreira. Além disso, há mais de 20 anos que acontece em Fez o maior festival de música sacra do mundo.

9- Austrália

Midnight Oil, In the valley

O vídeo se passa num vilarejo de australianos-aborígenes em Broome, na costa oeste da Austrália. As questões culturais e ambientais do país, sempre foram temas muito bem mostrados nas letras da banda a ponto do vocalista (Peter Garrett) ser nomeado ministro do meio-ambiente e também ministro da educação da Austrália.

10- França

The Chemical Brothers, Star guitar

Aqui está o trajeto de trem entre as cidades de Nîmes e Valence, na França. O diferente deste vídeo é que a paisagem da janela do trem foi sincronizada com a música. Veja que legal que ficou:

11- Eua

Bruce Springsteen, Streets of Philadelphia

Uma grande música para um grande filme (Filadélfia,1993). Encontrar essas ruas da Filadélfia e andar por elas escutando essa música, deve ser algo de dar nó na garganta.

12- Órbita da Terra

Chris Hadfield, Space oddity

A música de David Bowie, tem uma letra que imagina uma conversa entre um astronauta no espaço e a base de controle na Terra. Então, o astronauta Chris Hadfield resolveu cantar essa música enquanto viajava pela órbita do nosso planeta.

Primeira foto: Fdecomite. Licença: CCBY

*****

Compartilhe: