Os incríveis mares de gelo do Ártico e da Antártida

Você já deve ter escutado essa frase alguma vez:

“O aquecimento global fará o gelo dos polos derreter e isso aumentará o nível de água dos oceanos, alagando cidades de várias partes do mundo”

Hoje, com essa postagem sobre as regiões polares, você vai perceber porque essa frase não está 100% correta. E acredito que seja muito difícil não se impressionar ou ganhar ainda mais admiração pelo nosso planeta ao entender melhor como essas regiões tão remotas funcionam.

Mas, antes de tudo, é importante entender que existe uma grande diferença entre o gelo que cobre o polo sul e o gelo que cobre o polo norte.

ANTÁRTIDA x ÁRTICO

Ao contrário do que muitos pensam, a Antártida não é um grande bloco de gelo boiando no sul do mundo. Ela é um grande bloco de terra coberto por gelo, ou seja, quem pisa no polo sul está em cima de um continente.

Já no Ártico, quem pisa no polo norte não está em cima de um continente, mas em cima de água do mar congelada. Aliás, boa parte do círculo polar Ártico é um grande mar de gelo.

Mar de gelo no Ártico. Foto: Wikimedia

E como é comum esquecermos que os polos têm características diferentes, costumamos pensar que o derretimento dos dois polos aumentará o nível de água dos oceanos. O que não é bem verdade, porque quando um mar de gelo derrete, ele não coloca mais água no oceano.

É exatamente como um cubo de gelo que mesmo derretendo dentro de um copo d’água não faz o nível de água do copo subir.

Então, a preocupação com o aumento do nível do mar tem relação com as terras cobertas de gelo, como a Antártida (no sul) e a Groenlândia (no norte), mas não com o polo norte e seu mar de gelo.

Mas isso não quer dizer que não teremos problemas sérios no mundo se os mares de gelo derreterem totalmente. Muito pelo contrário. 

OS MARES DE GELO 

Os mares de gelo (que existem em boa parte do Ártico e também em volta da Antártida) se formam quando a superfície do oceano congela. Mas antes de falar da importância deles, é importante entender o que são eles.

Foto: Jonathan Snyder

Mesmo que por meio de filmes ou desenhos, você já deve ter visto alguém pescando nesses buracos no gelo, certo? Mas você já se perguntou por que somente a água da superfície congela se as águas mais profundas são sempre muito mais frias?

Afinal, por que o fundo do oceano nas regiões polares não congela?

O SAL E A ÁGUA

Para entender o que acontece nos mares de gelo é importante ter em mente 4 coisas:

  • A água congelada é mais leve do que a água em estado líquido (por isso que o gelo boia na água);
  • Sal e gelo não combinam bem (em muitos países o sal é usado para derreter neve nas estradas);
  • Água doce congela a 0ºC, mas a água salgada precisa de uma temperatura mais baixa para congelar;
  • Em regiões polares, a temperatura do ar pode ficar abaixo de -20ºC, mas a temperatura da água raramente cai para menos de -2ºC.

Por isso, as baixas temperaturas do ar das regiões polares congelariam a água da superfície do mar facilmente se elas não tivessem sal. Então, o que acontece é quase uma disputa entre o ar extremamente frio que tenta congelar a água da superfície e o sal que tenta impedir que esse congelamento aconteça.

Até que o sal, por ser mais pesado, começa a ir para o fundo do mar (num fluido chamado salmoura) deixando a água da superfície livre para congelar e a água do fundo do mar extremamente salgada. Veja o vídeo abaixo que mostra um mergulhador vendo essa salmoura descendo para o fundo do mar:

A salmoura é mais fria que o gelo da superfície e não congela porque é cheia de sal. Lembra que sal e gelo não se dão bem?

UM FENÔMENO INCRÍVEL

Ao cair para o fundo do mar, a salmoura por ser tão gelada, congela a água que entra em contato com ela. Com isso, “canos de gelo” começam a surgir dentro do mar. (dá pra ver no final do vídeo do mergulhador)

Mas o mais incrível é que quando esse cano encosta no fundo do mar, um rastro começa a se formar e congelar absolutamente toda forma de vida que aparece no caminho dele. Esse fenômeno só foi registrado por câmeras uma vez em toda a história e foi nesta década!

O vídeo abaixo mostra esse registro feito pela BBC e ajuda a visualizar esse fenômeno impressionante e conhecido como “dedo da morte”. (Está em inglês, mas o mais importante são as imagens)

Incrível, não?

POR QUE OS MARES DE GELO SÃO TÃO IMPORTANTES? 

Os mares de gelo regulam a temperatura dos oceanos e isso acontece, principalmente, de duas formas:

1- O mar de gelo funciona como um escudo que protege a água dos raios solares, refletindo grande parte da energia solar para o espaço. Sem essa camada de gelo, a água do mar das regiões polares também estaria exposta ao calor do sol e com certeza teríamos águas muito mais quentes nos mares do mundo.

2- As águas frias e profundas do Ártico e da Antártida, fluem (por baixo) em direção ao Equador, enquanto que as águas quentes e superficiais da linha do Equador, fluem (por cima) rumo aos polos. Esse ciclo da água marinha é extremamente importante para o equilíbrio da temperatura dos oceanos.

Por isso, se os mares de gelo deixarem de existir, a temperatura dos oceanos vai aumentar e uma série de espécies marinhas sensíveis à mudança de temperatura morrerão.

A TERRA RESPIRA

Para finalizar,  este vídeo mostra 12 fotos do nosso planeta colocadas em sequência rápida. Cada foto foi tirada num mês diferente. Veja o que acontece:

E embora seja triste ver que essa respiração está cada vez mais fraca se compararmos com décadas anteriores, por outro lado é absolutamente sensacional ver que o planeta, como nós, também respira.

****

Foto em destaque: Vinicyus Vieira/Viagem’Grafia
Compartilhe:

2 comentários em “Os incríveis mares de gelo do Ártico e da Antártida

  1. Nossa Vinicyus! Que maravilha de texto! Muito conhecimento compartilhado com a gente! Impressionantes e inéditos, para mim, todos os vídeos. Adorei!
    Muito obrigada!
    Silvia Triboni

    1. Oi Silvia! Muito obrigado por comentar e fiquei bastante feliz que você tenha gostado!
      Valeu mesmo e um abraço enooooooorme pra você 🙂

Os comentários estão desativados.