Quais as diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Em qualquer lugar do mundo, existe um jeito bem simples de perder pontos com um estrangeiro: confundir a cultura dele com a de um país vizinho ao dele. Afinal, ninguém gosta de ser confundido com algo que não é.

E uma das confusões mais comuns, feitas até mesmo por alguns experientes âncoras de jornal, é misturar InglaterraGrã-Bretanha e Reino Unido, dando a entender que são sinônimos. Entenda de uma vez por todas as diferenças.

Bom, o arquipélago das ilhas britânicas tem mais de 6 mil ilhas, sendo que a maior delas é a Ilha da Grã-Bretanha e a segunda maior a Ilha da Irlanda.

Ilha da Irlanda e Ilha da Grã-Bretanha
Fonte: Google Earth

A Ilha da Irlanda é formada por dois países: Irlanda e Irlanda do Norte.

Irlanda e Irlanda do Norte
Fonte: Google Earth

E a Ilha da Grã-Bretanha é formada por três países: Escócia, Inglaterra e País de Gales.

Escócia, País de Gales e Inglaterra na Ilha da Grã-Bretanha.
Fonte: Google Earth

Então, Grã-Bretanha é o nome de uma ilha e Inglaterra é o nome de um dos países dentro desta ilha.

Mas e o Reino Unido?

O Reino Unido é uma espécie de aliança política entre 4 países independentes. Os três da Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales) mais a Irlanda do Norte.

O interessante é que ainda que os países do Reino Unido tenham um mesmo primeiro-ministro, as mesmas forças armadas e até participem dos jogos olímpicos juntos*, cada país membro também tem suas leis próprias.

Durante as Olimpíadas, os atletas do Reino Unido formam a delegação com o nome de Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mas como o nome é longo demais, abreviam para Grã-Bretanha (GBR). O que só aumenta a confusão, justamente porque a gente vê a bandeira do Reino Unido ao lado da sigla GBR. 

Hinos

Você provavelmente já ouviu dizer que “God Save the Queen” é o hino da Inglaterra, não?

Só que não é! 🙂

Ainda que esse seja o hino cantado pelas seleções inglesas em eventos esportivos, God Save the Queen é o hino do Reino Unido e não da Inglaterra. Mas como o Reino Unido não é lá tão unido assim, você provavelmente só verá esse hino ser cantando por ingleses e nunca por escoceses, galeses e norte-irlandeses.

Aliás, por uma rivalidade histórica, muitos escoceses abominam o fato da Escócia ser vista como a “irmã caçula” da Inglaterra. Por isso, se você viajar para lá, evite chamar escoceses de britânicos – mesmo que teoricamente eles sejam.

Mas se God Save the Queen é o hino do Reino Unido, qual é o hino da Inglaterra?

Não existe um hino oficial inglês, mas muitos ingleses consideram “Land of Hope and Glory” como o verdadeiro hino do país e defendem que ele seja oficializado. Esse hino provavelmente já lhe é familiar – toca em toda cena de formatura dos filmes de Hollywood, mas isso já é outro papo :). Escute-o no vídeo abaixo (a partir de 1 minuto 48 segundos):

Bandeiras

A bandeira do Reino Unido é a mistura das bandeiras da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda do Norte.

Bandeira da Inglaterra: Cruz de São Jorge
Bandeira da Escócia: Cruz de Santo de André
Bandeira da Irlanda do Norte: Cruz de São Patrício

 

      INGLATERRA          +         ESCÓCIA          +        IRLANDA DO NORTE

Inglaterra bandeiraEscócia bandeira Irlanda do Norte - bandeira

 

Reino Unido bandeira
Bandeira do “REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE”

E por que o dragão da bandeira do País de Gales não está na bandeira do Reino Unido?

 

O dragão do País de Gales não está representado na bandeira do Reino Unido porque em 1606 (quando a primeira bandeira do Reino Unido foi criada) Inglaterra e País de Gales estavam unidos.

***

E por isso tudo que Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido não são a mesma coisa 🙂

*****

Compartilhe: